Finalistas recebem kits e certificados do concurso Reinvente Jorge Amado

 

A secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, e presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, entregaram, oficialmente, semana passada, os certificados e os kits para os ganhadores do projeto “Reivente Jorge Amado”. O kit é composto por quatro livros do autor: “A morte e a morte de Quincas Berro D´água”; “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”; “Capitães da Areia” e “A Ratinha Branca de Pé-de-Vento e a Bagagem de Otália” para todos os vencedores do Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado. Os professores orientadores, particularmente os que ajudaram os alunos a venceram as primeiras colocações, também receberam certificados e kits.

A ação é fruto de parceria realizada entre a Fundaci e a Companhia das Letras, editora nacional responsável pela publicação e direitos da obra de Jorge Amado no Brasil e Exterior. A editora disponibilizou os kits com as obras do autor para entregar aos alunos ganhadores do Concurso, professores orientadores e escolas que tiveram as melhores participações. O Concurso foi realizado graças à parceria da Fundação Cultural e Prefeitura de Ilhéus, com a SKY e Editora Companhia das Letras.

O Colégio Impacto, com dois vencedores, também recebeu um kit de livros do escritor Jorge Amado. Estiveram presentes diretores e coordenadores das escolas: Colégio Estadual do Salobrinho, Colégio Ideal, Colégio Impacto, IME, Instituto de Ensino Joana D´Arc, Colégio Nossa Senhora da Vitória, Colégio São Jorge dos Ilhéus, Centro de Educação Criativa. E ainda o Coordenador do Concurso e Assessor da Fundação, Pawlo Cidade.

Um júri emérito composto pela família Amado: João Jorge Amado, Maria João Amado e João Amado Filho; por Cláudia Benvenuti, da Sky Brasil; Elena Beliakova, tradutora russa da obra de Jorge Amado, e Márcia Tude, curadora da Feira Literária Ler Amado, selecionaram os vencedores do concurso. Ao final, nove premiados sagraram-se vencedores.

Na categoria Imagem, Milena Nascimento Almeida, do Colégio São Jorge dos Ilhéus, ficou em primeiro lugar, com o trabalho “Salve Jorge Amado”, supervisionado pela profª. Edna Serpa; em segundo lugar, Larissa Araújo Macena, do IME, com o título “Amadolândia”, com a Prof. Daniela Faslon e em terceiro lugar, William Santos Simões, do Centro de Educação Criativa, com a ilustração “Amado Jorge da Bahia”, orientado pela professora Laís Melo Almeida.

Na categoria Texto, foram vencedores: Junio Santos Gomes, do Colégio Estadual do Salobrinho, em primeiro lugar, com o texto “O real sentido da vida quem me deu foi Jorge” (professora Alyne Martins Gomes); Mariana Barreto de Oliveira, do Colégio Impacto, ficou na segunda posição, com o texto “Jorge Amado no século XXI” (professor Márcio Rosa) e Lavínia dos Santos Pereira, também do Colégio Impacto, ficou na terceira posição com o texto “Um herói Amado” (professora Dulcinéia Mara).

Na categoria Audiovisual, Brice Rodut, do Colégio Ideal, alcançou a primeira posição com o vídeo “O meu encontro com Jorge Amado” (professora Flávia Briglia); Vitor Steiner Corso ficou em segundo lugar com o vídeo “Jorge, Amado Grapiúna” (professora Flávia Briglia) e Ana Caroline Hala, do Instituto de Ensino Joana D’Arc, ficou em terceiro lugar com o vídeo “Mar Morto” (professora Jorilda de Brito).

Para Maurício Corso, o Concurso Cultural obteve pleno êxito, tanto na aprendizagem significativa dos alunos quanto na pesquisa e incentivo a novos estudos, lançando com muita criatividade e dedicação um novo olhar sobre a vida e obra de Jorge Amado. Já a secretária de Educação do município, Lidiney Campos, fez questão de ressaltar os ótimos resultados da parceria, que incentiva a leitura entre alunos, professores e unidades escolares, e fortalece nossos laços culturais por meio da obra de Jorge Amado.